Corpo Docente

Constituído por mestres e doutores

Habilitação

Especialista em Libras

Duração

16 meses


Objetivos

Formar docentes, intérpretes e tradutores em Língua Brasileira de Sinais (Libras); formar tradutores e intérpretes de Libras para atuar em escolas e/ou instituições de surdos; com a proposta de apresentar novas modalidades de ensino a profissionais ligados aos estudos de Língua, de Educação e de Desenvolvimento e possibilitar a interação social de indivíduos surdos por meio de trocas comunicativas com profissionais de formação em LIBRAS. Essa especialização será oferecida, prioritariamente, para profissionais de educação, focando seus diversos níveis de atuação.


Estrutura

A carga horária deste curso é de 480 horas. A duração total em meses dos módulos do curso é de 16 meses, excluindo o período de férias e recesso. Ainda, será disponibilizado o período de 6 meses para a entrega do trabalho de conclusão de curso.


Público Alvo

Graduados em qualquer área que queiram aprender Libras.


Módulos/Disciplinas

Disciplinas Horas
Politicas e legislação da educação de surdos no Brasil 30
Introdução e linguística da LIBRAS, aquisição da linguagem 30
Fonologia, morfologia, sintaxe, semântica e pragmática da LIBRAS 30
Metodologia do ensino da LIBRAS e elaboração de material didático 30
Deficiência auditiva e surdez/cultura e identidade surda 30
Educação e currículo: fundamentos e práticas pedagógicas na educação de surdos 30
Fundamentos históricos na educação de surdos 30
Diversidade, Inclusão e Novas tecnologias para LIBRAS 30
LIBRAS I e II 30
LIBRAS III e IV 30
Legislação do tradutor intérprete de LIBRAS 30
Oficina de LIBRAS/Literatura surda 30
Prática de interpretação LIBRAS- Português- LIBRAS 30
Estágio de Interpretação 30
O tradutor interprete educacional 30
Metodologia do trabalho cientifico - TCC 30
TOTAL 480

A grade curricular poderá sofrer adaptações necessárias para melhor desenvolvimento do programa.

Formação de turma sujeita a número mínimo de alunos.


Calendário / Horário de aulas

As aulas presenciais serão realizadas mensalmente, aos sábados, nos períodos matutino e vespertino.


Corpo Docente

O corpo docente da Pós Graduação em Docência, Tradução e Interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) foi formado partindo da especificação que cada disciplina exige, os quais são Professores Doutores ouvintes, Mestres e Especialistas ouvintes e surdos, experiência profissional na área de Educação dos surdos.


Corpo Docente

Constituído por mestres e doutores

Habilitação

Especialista em Língua, ensino e tecnologia

Duração

13 meses


Objetivos

Capacitar o profissional a apresentar e aplicar prática de ferramentas tecnológicas ainda pouco exploradas nas instituições de ensino e na realidade escolar, bem como nos desafios enfrentados e as tendências para o futuro no contexto do ensino-aprendizagem.


Estrutura

A carga horária deste curso é de 360 horas. A duração total em meses dos módulos do curso é de 13 meses, excluindo o período de férias e recesso. Ainda, será disponibilizado o período de 6 meses para a entrega do trabalho de conclusão de curso.


Público Alvo

Egressos do curso de Letras e demais profissionais das áreas afins.


Módulos/Disciplinas

Disciplinas Horas
Atualização e contextualização temática 30
O atual cenário da educação no Brasil 30
Linguagem tecnológica 30
Tecnologia e ensino 30
Desenvolvimento profissional docente 30
A realidade do aluno do século XXI 30
Metodologia para o ensino de português ou de língua estrangeira 30
Processos de avaliação 30
Planejamento didático 30
Ferramentas tecnológicas 30
Laboratório de ferramentas digitais 30
Trabalho de Conclusão de curso - TCC 30
TOTAL 360

A grade curricular poderá sofrer adaptações necessárias para melhor desenvolvimento do programa.

Formação de turma sujeita a número mínimo de alunos.



Calendário / Horário de aulas

As aulas presenciais serão realizadas mensalmente, aos sábados, nos períodos matutino e vespertino.


Corpo Docente

Docente especializado em ferramentas tecnológicas para ensino, docente especializado em ensino e educação no Brasil e docente especializado em didática.


Corpo Docente

Constituído por mestres e doutores

Habilitação

Especialista em Neuropsicopedagogia

Duração

16 meses


Objetivos

Formar e capacitar profissionais da área da educação e saúde para que compreendam e ampliem seus conhecimentos em torno da aprendizagem de diferentes sujeitos e contextos para que possam identificar, compreender e criar estratégias a fim de desenvolver e estimular processos cognitivos fundamentais envolvidos na aprendizagem.


Estrutura

A carga horária deste curso é de 660 horas. A duração total do curso é de 16 meses, excluindo o período de férias e recesso. Ainda, será disponibilizado o período de 6 meses para a entrega do trabalho de conclusão de curso.


Público Alvo

Este curso de pós-graduação destina-se a profissionais graduados em Pedagogia, Normal Superior, Psicologia, Fonoaudiologia e Licenciaturas. Também se destina a Psicopedagogos e profissionais que têm interesse em ampliar os seus conhecimentos sobre as dificuldades de aprendizagem a partir do estudo das neurociências.



Formação

O especialista em Neuropsicopedagogia é um profissional que atuará em diferentes contextos sociais, buscando compreender o processo cognitivo do sujeito desde os primeiros anos de vida, seus impasses e as implicações na aprendizagem.



Campo de Atuação

O profissional que faz especialização em neuropsicopedagogia atuará nas áreas da educação ou saúde. Sua atuação poderá se estender a instituições educacionais (se tiver formação em licenciaturas, pedagogia ou psicopedagogia) ou a instituições na área da saúde (se tiver formação em fisioterapia, psicologia ou fonoaudiologia). Sua prática terá como ponto de apoio os estudos das neurociências, da psicologia cognitiva e da pedagogia. É uma especialização que complementa a formação de base, permitindo uma atuação profissional centrada em um campo de investigação: as neurociências.


Módulos/Disciplinas

Disciplinas Horas
Introdução a neuropsicopedagogia e atuação profissional 30
Fundamentos da Neurociência e Educação 30
Linguagem e aprendizagem: atenção, percepção, consciência, memória e planejamento 30
Neurociência dos movimentos para as deficiências motoras e múltiplas 30
Metodologia Científica I 60
Neuroanatomia I 30
Neuroanatomia II 30
Neurociência educacional 30
Avaliação na perspectiva neuropsicopedagógica 30
Neurociência das emoções e sensações. 30
Educação Inclusiva e Neurociência 60
Memória Neuronal 30
Transtornos específicos da aprendizagem I 30
Transtornos específicos da aprendizagem II 30
Teoria e prática da Neuropsicopedagogia. 30
Metodologia Científica II 30
Estágio Orientado (institucional e clínico) 120
TOTAL 660h

A matriz curricular poderá sofrer adaptações necessárias para melhor desenvolvimento do programa.

Formação de turma sujeita a número mínimo de alunos.



Calendário / Horário de aulas

As aulas presenciais serão realizadas mensalmente, aos sábados, nos períodos matutino e vespertino.


Corpo Docente

Professores doutores, mestres e especialistas, experiência profissional na área de Educação, Psicologia e Psicopedagogia do Estado de São Paulo.



Corpo Docente

Constituído por mestres e doutores

Habilitação

Especialista em Psicopedagogia

Duração

18 meses


Objetivos

Visa capacitar o profissional com amplos conhecimentos no entendimento das dificuldades de aprendizagem no contexto institucional, formando assim, um profissional com uma visão crítica dos temas e questões da aprendizagem e dotado de posturas, atitudes e ações psicopedagógicas éticas, que possam amenizar a situação de risco psicossocial de crianças, jovens e adultos com dificuldades de aprendizagem.


Estrutura

A carga horária deste curso é de 470 horas. A duração total em meses dos módulos do curso é de 18 meses, excluindo o período de férias e recesso. Ainda, será disponibilizado o período de 6 meses para a entrega do trabalho de conclusão de curso.


Público Alvo

O curso destina-se a profissionais envolvidos com o processo ensino-aprendizagem: Pedagogia, Psicologia e Licenciaturas em geral.


Módulos/Disciplinas

Disciplinas Horas
Introdução a Psicopedagogia 30
Bases Neurológicas e Psicopedagogia 30
Jogos e Educação 30
Psicologia do desenvolvimento da aprendizagem 30
Problemas de Aprendizagem 30
Psicomotricidade e Psicopedagogia 30
Metodologia do Trabalho Científico 60
Didática do Ensino Superior 30
Avaliação da aprendizagem: novos olhares sobre o fracasso e o sucesso escolar 30
A construção do conhecimento matemático 30
Psicogênese da Leitura e da Escrita 30
Psicopedagogia: Estudo de Casos 30
Estágio em Psicopedagogia 80
Metodologia de Pesquisa 30
TOTAL 470

A grade curricular poderá sofrer adaptações necessárias para melhor desenvolvimento do programa.

Formação de turma sujeita a número mínimo de alunos.



Calendário / Horário de aulas

As aulas presenciais serão realizadas mensalmente, aos sábados, nos períodos matutino e vespertino.


Corpo Docente

Professores doutores, mestres e especialistas, experiência profissional na área de Educação, Psicologia e Psicopedagogia do Estado de São Paulo.


Corpo Docente

Constituído por mestres,doutores e especialistas

Habilitação

Especialista em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Intelectual

Duração

18 meses


Pós-graduação Lato Sensu na modalidade Presencial

Seguindo as orientações e determinações do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, devido a COVID 19.


Estrutura

A carga horária deste curso é de 700 horas. regido pela Deliberação 112/2012 do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, com duração de 18 meses.


Sistema de Organização e funcionamento:
●Modular
●Aulas Semanais


Público Alvo

Destina-se a profissionais de graduação em Pedagogia ou Curso Normal Superior e licenciados, em consonância com o § 5º art. 3º da Del. CEE 112/12, ou seja, profissionais que tem interesse em trabalhar nas APAEs do Estado de São Paulo, conveniadas com a Secretaria Estadual de Educação. Atende a Deliberação 112/2012, a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Rede Estadual de Ensino.

Módulos/Disciplinas

Tronco I - ( Formação Básica ) Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva ( 200h)
Disciplinas Horas
Fundamentos Básicos, Históricos e Filosóficos da Educação Especial e Educação Inclusiva 40
Politicas de Educação Especial e na Perspectiva da Educação Inclusiva 40
Gestão da Educação Especial e Educação Inclusiva 40
Psicologia do Desenvolvimento para o aluno com Deficiência 40
Metodologia de pesquisa 20
Didática para o Ensino Superior 20
TOTAL 200

Tronco II - ( Parte diversificada ) Aspectos teóricos e metodológicos do trabalho com a pessoa com Deficiência Intelectual DI (300h )
Disciplinas Horas
Deficiência Intelectual (DI): Conhecimentos Básicos 30
Psicomotricidade e Estimulação Essencial para alunos com DI 30
Alfabetização e Letramento para alunos com DI 30
Planejamento Educacional Individualização (PEI) e Plano de Desenvolvimento Individualizado (PDI) 30
Adaptação Curriculares para alunos com DI 30
Programas de Ensino para Alunos com DI 30
Avaliação Educacional para alunos com DI 30
Ensino Colaborativo para pessoa com DI 30
Tecnologia Assistiva para Deficientes Intelectuais 30
Profissionalização e Inclusão no Mercado de Trabalho 30
TOTAL 300

Atividades Acadêmicas/Matriz Curricular
Atividades Horas
Estágio Supervisionado : Estágio Supervisionado em Educação para alunos com DI. 100
Atividades Complementares : Filmes, leituras, participação em eventos científicos, palestras e outras atividades propostas ao longo do curso. 50
Artigo Científico: Elaboração de artigo de conclusão de curso. 50
TOTAL CARGA HORÁRIA DO CURSO 700

A grade curricular poderá sofrer adaptações necessárias para melhor desenvolvimento do programa.

Formação de turma sujeita a número mínimo de alunos.



Corpo Docente

Professores doutores, mestres e especialistas, experiência profissional na área de Educação, Educação Especial, Educação Inclusiva e DI do Estado de São Paulo.


Previsão de turma

- Em 2020: 1ª turma
- Máximo de vagas por turma – 50 alunos
- Mínimo de vagas por turma – 25 alunos


Legislação

Deliberação CEE nº 94/2009
Estabelece normas para a formação de professores em nível de especialização, para o trabalho com crianças com necessidades especiais, no sistema de Ensino do Estado de São Paulo.
Art. 3o – Os Cursos de Especialização em Educação Especial, de que trata esta Deliberação, terão carga horária mínima de 600 horas - a serem oferecidas durante um ano letivo - das quais 500 h dedicadas a atividades teóricas e/ou teórico - práticas e 100h a estágio supervisionado.


Deliberação CEE nº 112/2012
Estabelece normas para a formação de docentes em nível de especialização, para o desenvolvimento de atividades com pessoas com necessidades especiais, no sistema de Ensino do Estado de São Paulo.
Art. 3o – Os Cursos de Especialização em Educação Especial, de que trata esta Deliberação, terão carga horária mínima de 600 horas, das quais 500h dedicadas a atividades teóricas e/ou teórico-práticas presenciais e 100h a estágio supervisionado.